O foco da espiritualidade

Quando o foco da espiritualidade se desvia para terceiros, ele se perde para sempre. Seu foco espiritual é você mesmo, não igrejas, movimentos ou atividades externas.

Uma estorinha ilustra bem essa verdade. Um velho pedreiro informou ao chefe que queria se aposentar e o chefe lhe pediu, como um favor, que trabalhasse em só mais um projeto. O pedreiro não gostou, mas acabou concordando. Por não estar entusiasmado com a ideia, fez um trabalho de má qualidade. Quando acabou, o chefe fez a inspeção da casa construída. Depois deu a chave da casa ao pedreiro e disse: “Esta casa é sua. É o meu presente para você”. O pedreiro ficou muito surpreso. “Se eu soubesse que estava construindo minha própria casa, teria feito tudo diferente!”

Deus se basta a Si mesmo. Nós, contudo, não poderíamos nem respirar se não fosse pela vontade dEle. Ele não precisa que você O defenda, nem Jesus. Por que uma passeata salvaria o cristianismo se nem o poder religioso e militar de muitos séculos foram capazes de detê-lo?

Deus pode fazer tudo, mas não pode fazer o esforço no seu lugar. Ele o presenteou com a existência neste mundo e ela deve ser aproveitada para seu incessante aperfeiçoamento e para construção do próprio lar de auto-realização, paz e felicidade.

Deixe um comentário