O que é sucesso

By Arnóbio - Last updated: Tuesday, October 12, 2010 - Save & Share - Leave a Comment

Sucesso tem relação com a satisfação em um contexto específico. É o resultado de ações baseadas nos ideais da verdade, e inclui felicidade e bem-estar dos outros como parte da própria realização.

O sucesso não é uma questão simples; não pode ser determinado simplesmente pela quantidade do dinheiro e posses materiais que você tem. O significado do êxito é muito mais profundo. Só pode ser avaliado na proporção em que sua paz interior e seu controle mental o capacitam a ser feliz em todas as circunstâncias. Este é o verdadeiro sucesso. Quando puder se analisar e sua consciência se mostrar límpida; seu raciocínio, imparcial; sua vontade, firme mas flexível; seu discernimento, forte; e quando puder obter, à vontade, as coisas de que necessita e o que considera valioso, então você será um sucesso.

O conceito tradicional de sucesso foca a capacidade de ganhar dinheiro. O sucesso real, porém, implica o poder de criar à vontade o que você precisa – o poder para adquirir aquelas coisas que são realmente necessárias para a existência e felicidade. É importante, então, distinguir sobre o que repousa a verdadeira necessidade, para conhecer a diferença entre necessidades e desejos. Se a percepção de desejos é abrandada, então a necessidade de alcançar a vida feliz pode ser facilmente encontrada.

As pessoas pensam em sucesso de formas diferentes, dependendo dos objetivos da vida. Há até mesmo sucesso conectado à idéia de roubo: “ele é um ladrão de sucesso”. Isso mostra que nem todo tipo de sucesso é desejável. Nosso sucesso não pode ser do tipo que machuca outros. Outro qualificativo de sucesso é aquele em que não proporcionamos sucesso não apenas para nós mesmos, mas dividimos os benefícios com os outros.

Há um padrão de sucesso para o Ocidente e para o Oriente. O Ocidente se concentra no sucesso parcial ou temporário que pertence à vida presente. O Oriente se concentra no sucesso completo na esfera da eternidade. O sucesso espiritual pode ser unilateral se as responsabilidades materiais não são satisfeitas. Apenas raríssimas pessoas com a consciência verdadeiramente holística libertaram-se das leis da Natureza e podem ignorar completamente as preocupações materiais.

No Oriente, a doutrina da felicidade espiritual foi alimentada e as necessidades materiais são mais ou menos negligenciadas. No Ocidente, há conforto físico, mas pouco contentamento mental. É necessário um equilíbrio entre ambos. Se você cuida apenas de um aspecto da vida, não importa o que seja, tornar-se-á unilateral. Por exemplo, um artista pode se concentrar em sua arte e excluir outros importantes aspectos, mas a arte e o Todo juntos formam maravilhosa combinação! Os negócios e o Todo, a ciência e o Todo, o serviço e o Todo – tais combinações trabalham para criar sucesso e felicidade.

Riqueza em uma mão, doenças e problemas em outra, possuem numerosos aspectos. O melhor do Ocidente é sua higiene. Os mosquitos e os percevejos têm pouca chance de sobreviver. O ocidental não deve se congratular tanto sobre isso, pois há ai coisas piores – tais como contas atrasadas e preocupações financeiras que ameaçam sua paz.

Onde reside, porém, o verdadeiro sucesso? Se você conseguisse tudo o que quisesse na vida, mesmo assim ficaria decepcionado, mais cedo ou mais tarde. Analisando bem, percebi que o único prazer que eu encontrava em alguma coisa era o que minha mente atribuía. Se retirava a atenção dos objetos, o fascínio deles desaparecia. Vi, assim, que o prazer é interno, um conceito da mente de cada um. A beleza da posse mais valiosa, que pode estar bem à sua frente, desaparece quando os pensamentos dela se retiram. Apenas quando você focaliza a sua mente é que percebe o encanto.

É razoável dizer, portanto, que dentro de nós, e não fora, reside quase toda a felicidade que estamos buscando.

Paramahansa Yogananda, no livro Journey to Self-Realization

Posted in Assim disse o Mestre, Espiritualidade, Geral, Ioga, Satsanga, Ser Integral • Tags: , Top Of Page

Write a comment