Simplifique a Vida

By Arnóbio - Last updated: Monday, April 11, 2011 - Save & Share - Leave a Comment

SIMPLIFIQUE SUA VIDA

Swami Bhaktananda, Monástico da Self-Realization Fellowship

Em sua juventude, Paramahansa Yoganandají encontrou um santo nos jardins do templo da Mãe Kali. Uma das inspirações que o santo expressava era: “Deus é simples. Tudo o mais, é complexo.” Quanto mais simplificarmos nossas vidas, mais fácil poderá ser atraído para perto de Deus.

O Mestre costumava ilustrar este ponto com uma história de um filósofo, Diógenes. Um dos admiradores trouxe-lhe um tapete grande e novo. Diógenes aceitou o tapete e o admirador ficou muito satisfeito. Mas quando voltou para ver Diógenes, um mês depois, o tapete havia sumido! Diógenes disse a ele, “Bem, me levava tanto tempo limpando-o que dei ao vizinho.”

É desta forma que pessoas que realizam, simplificam suas vidas. Elas têm que fazer isto, porque há muitas distrações. Similarmente, Sócrates disse que costumava ir ao mercado, porque via lá tantas coisas que não precisava. Acho que ele ficaria em êxtase se viesse a uma de nossas lojas de departamento, hoje!

O mundo nos faz pensar que se nós quisermos ser espirituais – ao devotarmos tempo para Deus e meditação, ao invés de usá-lo na busca de desejos materiais – perderemos o que a vida tem a nos oferecer. O oposto é verdadeiro. Neste mundo tão repleto de dificuldades, precisamos de Deus. Precisamos de meditação. E quanto mais problemas tenhamos, mais precisaremos de meditação. Se, quando passa por dificuldades, puser um pouco mais de tempo e esforço nas meditações, descobrirá muitos de seus problemas evaporando-se.

Muitas pessoas que pediram meu conselho sobre seus problemas voltaram mais tarde e disseram, “Agora tudo está bem.” E o único conselho que lhes dei foi só para meditar um pouco mais. Elas tinham se descuidado da meditação.

Certa vez, um lobo estava perseguindo um cordeiro. O cordeiro correu em direção ao templo e safou-se nas escadarias e então olhou para trás, para ver se o lobo o estava seguindo, e o lobo estava gritando para ele, “Cordeiro não entre aí. Os homens o pegarão e vão te sacrificar no altar.” E o cordeiro disse: “É melhor ser sacrificado para Deus no altar do que ser devorado por você.”

O mundo nos devora. Ele nos toma todo o tempo. Nos promete tudo, felicidade, paz, segurança, poder, mas onde estão estas coisas? Mesmo quando as possuímos, ainda sentimos que alguma coisa está faltando internamente, isto é, Deus. Deus é a necessidade mais importante de nossas vidas.

Portanto, vamos nos lembrar de viver esta vida espiritual que Yogananda ensinou. Medite, toda manhã e noite, pratique a presença de Deus enquanto trabalha; estude as palavras do Mestre; e torne sua vida simples e cheia de serviço.

Então a vida se tornará harmoniosa e bela. Esta é a forma como os santos vêem a vida – bela, harmoniosa e cheia de paz, mesmo em meio a problemas externos – porque internamente estão com Deus.

Posted in Espiritualidade, Geral, Ioga, Meditação • Tags: , Top Of Page

Write a comment