Sobre

O blog EDUCAÇÃO DO SER INTEGRAL tem como objetivo promover uma educação que possa alcançar o coração do terceiro milênio, com uso de uma linguagem não acadêmica, não sectária e universal.

Também chamada de Educação Holística, a Educação Integral considera viável reunir em qualquer indivíduo interessado as potencialidades humanas envolvendo as dimensões física, mental, emocional e espiritual, capazes de manifestar de forma harmoniosa as necessidades humanas de sabedoria; inteligência; saúde física, mental e espiritual; relacionamento interpessoal;  prosperidade material e felicidade.

Essa educação encontra-se em processo de desenvolvimento e aplicação em grupos criados especialmente para esse objetivo. Neste blog, serão apresentadas suas bases espirituais, filosóficas e metodológicas para que se tornem reflexionadas, pensadas, discutidas, testadas e questionadas.

A Educação Integral propõe-se alcançar todas as formas de espiritualidade porque está alicerçada na mensagem universal e intemporal dos Avatares da Humanidade, Jesus Cristo, Krishna, Buda, Yogananda, Patânjali, Moisés e outros. Concomitantemente, ela se aproveita das mais consolidadas  bases científicas de todas as áreas do saber como subsídio à contextualização e aplicação daqueles princípios universais à realidade prática da existência, de acordo com o conceito do “pensar global e agir local”.

Essa Educação não pretende elaborar um programa padronizado e irrefutável, nem questionar a interpretação filosófica ou teológica de grupos ou de pessoas, pois é capaz de levar em consideração os objetivos, escolhas e preferências pessoais, não tendo, por isso, caráter sectário, nem ideológico.

Compreendemos que a mensagem dos Avatares é eminentemente de teor educativo e dirigida ao indivíduo. Organizações espirituais e religiosas precisam existir, mas devem estabelecer canais fidedignos para veiculação da mensagem dos Avatares e apontar para eles. As organizações espirituais legítimas funcionam como setas que apontam para Objetivos superiores, nunca se tornando o destino final dos buscadores.

A dinâmica da história e a ampla variedade de culturas sociais, familiares e dos juízos pessoais sobre a natureza da vida e do mundo impedem que qualquer interpretação específica da mensagem dos Avatares, embora útil e valiosa para um indivíduo ou grupo, torne-se intemporalmente irretocável. Embora a mensagem dos Avatares seja ela própria universal e intemporal, pessoas e organizações que optaram pelo desenvolvimento de um conteúdo específico da mensagem deles precisam compreender os limites do alcance de sua percepção, aceitar e cooperar com outras organizações dedicadas aos mesmos Objetivos superiores, como no caso de uma escola do nível médio que prepara o estudante para progredir rumo à escola universitária.

Mesmo que muitas pessoas professem coletivamente determinado conjunto de idéias e crenças, é certo que cada um alimenta, no silêncio da consciência, suas dúvidas, hesitações, desconfianças e opiniões. Mais intimamente ainda, cada um sabe o quanto é capaz de colocar em prática os preceitos estabelecidos para o grupo. No vasto campo das oportunidades relacionadas aos programas tradicionais de educação espiritual, padronizados por organizações, seitas e igrejas, inevitavelmente é o indivíduo que decide em seu íntimo o que assimilar e o que não assimilar.

Na perspectiva da Educação do Ser Integral, a mensagem dos Avatares deve ser, portanto, contextualizada na realidade do indivíduo, tarefa que somente ele pode dar conta.

No campo espiritual não é a idade que define a classe do aluno, nem seu nível intelectual, mas a capacidade de discernir a favor das opções que asseguram a felicidade, a alegria e a satisfação incondicionais, individual e coletivamente, no tempo e no espaço. Tal critério não pode ser avaliado por terceiros, pois envolve um conjunto de sentimentos e percepções presentes no mais íntimo espaço da consciência. Um programa educativo coletivo pode favorecer a técnica e o método de auto-desenvolvimento e de auto-avaliação, permitindo que cada estudante saiba por si mesmo que lições foram assimiladas e quais as próximas a serem focadas.

Se  referido programa oferecer uma propedêutica baseada na abertura de canais que possibilitem ao educando conduzir-se no seu processo educativo, é certo que ele saberá dirigir as oportunidades convenientes à sua disposição, à profundidade de sua cosmovisão e a realidade cultural da sociedade e do tempo em que vive.

Especialmente neste blog, serão focados os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, educador espiritual nascido na Índia em 1893, mas que teve toda a obra elaborada no período que viveu nos Estados Unidos, de 1.920 a 1.952. As belas e profundas mensagens dos demais Avatares, dos inúmeros sinceros e verdadeiros professores e preceptores espirituais oriundos das mais diversas escolas e linhas espirituais encontram-se consolidadas em seus ensinamentos. Será esta, inequivocamente, a conclusão das diferentes classes de leitores que se dedicarem ao estudo dos textos postados no blog.

Paramahansa Yogananda traduziu para a presente era uma perspectiva completamente coerente com a mensagem universal e intemporal dos seus predecessores, com uso de uma linguagem simples e acessível e com testemunho de quem viveu o que ensinou. O estudo e prática de sua obra na perspectiva do Ser Integral ajudarão no mergulho de um saber de beleza, sublimidade e profundeza jamais visto, ao mesmo tempo capaz de promover uma verdadeira revolução na vida prática, conforme sugeriu: “Após um treinamento completo, os estudantes desse tipo de escola devem fazer um contínuo exame introspectivo, durante a vida inteira; os vários diplomas conquistados serão saúde, prestígio, eficiência, riqueza e felicidade”.

Não existe uma eternidade depois da morte para colher uma felicidade quimérica. O tempo eterno já é este que se desdobra a cada segundo. As promessas de felicidade perene e alegria incomensuráveis feitas por todos os mestres devem ser realizadas na eternidade manifestada na vida presente e em todos os instantes.

Luanda, junho de 2009

Arnóbio Albuquerque

Deixe um comentário