Tato e consideração

“Pratique a consideração, tanto no uso da linguagem quanto nas ações ; e quando se sentir tentado a falar com aspereza, controle o impulso e, em vez disso, fale com calma.  Que ninguém  ouça palavras duras de sua boca. Não tenha medo de dizer a verdade quando solicitado, mas não imponha suas idéias aos outros. Lembre-se também de que pode ser verdadeiro chamar um cego de cego, ou uma pessoa doente de doente, mas é melhor evitar essa rudeza.

Com bondade e consideração nas palavras que pronunciar, você eleva as pessoas e as torna melhores . Entretanto, nem sempre são as palavras que os outros ouvem, mas a força e a sinceridade que existe por detrás delas. Quando um homem sincero fala, o mundo se move. Quando ele diz algo, os outros escutam. Algumas pessoas falam sem parar, esperando convencer o ouvinte pelo constante jorro de palavras. O ouvinte prisioneiro, porém, só pensa :  ‘Por favor, deixe-me ir !’

Quando falar, não fale muito de você mesmo. Procure falar de um assunto que interesse ao interlocutor. E ouça. Essa é a maneira de ser atraente. Verá como sua presença será solicitada.”

(Paramahansa Yogananda – no livro A Eterna Busca do Homem)

Deixe um comentário