Qual é a essência da espiritualidade?
A essência da espiritualidade, numa perspectiva universal, é essa: tornar real em si mesmo o mais elevado modelo existencial que se possa conceber.
Esse conceito universal pode ser aplicado a qualquer instância de consciência (material, intelectual ou religiosa), cada uma esboçando diferentes padrões de expectativas. A cada degrau conquistado, novos horizontes alcançados e novas perspectivas para realizar, num processo sem fim.
Os ambiciosos que aspiram ao Ser Integral, todavia, não privilegiam nenhuma instância particular, mas tentam realizar a sÃntese de todas elas, simultaneamente e sem contradições. Para alcançarem o objetivo mais rapidamente e com maior segurança, recorrem aos atalhos indicados pelos Avatares.
Observa-se, contudo, que o ideal do Ser Integral jaz adormecido em todos que buscam a realização de forma unilateral. Cedo ou tarde, novos sonhos de grandeza encontrarão os limites estabelecidos pela própria cosmovisão, forçando-o a ampliá-la.
A impossibilidade de autorealização por essa via unilateral traduz-se numa força impulsionadora que conduz o ente, no tempo certo, para o interesse pela percepção panorâmica da existência e no engajamento na mesma busca empreendida pelos que aspiram ao Ser Integral.
Certa vez, um discÃpulo perguntou à Yogananda: “Senhor, eu abandonarei o caminho espiritual algum dia?”. Ele respondeu: “Como isso pode ser possÃvel? Todos, no mundo, estão no caminho espiritual!”.
Reside aqui o respeito e consideração a toda forma de espiritualidade.