Samadhi é o mais elevado passo da Senda Óctupla da Ioga, delineada pelo sábio Patanjali.
No samadhi, alcança-se o estado de supraconsciência, através da meditação profunda, em que o praticante torna-se uno com o objeto de sua meditação. AÃ, a pequena consciência comunga com a grande Consciência do universo e com ela se identifica, podendo afirmar, “eu e o Pai somos umâ€.
“O samadhi é uma experiência de júbilo, uma luz esplêndida, na qual se contemplam incontáveis mundos flutuando em um vasto leito de alegria e bem-aventurança”, disse Yogananda.
Todos aqueles que são capazes de alcançar esse estado de consciência presenciam a Verdade Única que cria e sustenta a Ordem Universal, o que inclui, por conseguinte, o conhecimento sobre a natureza da mente e da matéria.
No vÃdeo, o corpo do mestre tornou-se imóvel, aparentemente morto, devido à retirada da força vital. Ele manteve, porém, plena consciência da condição fÃsica de animação suspensa e de tudo o que se passava a sua volta, diferindo totalmente do cochilo ou do sono . Essa forma de samadhi, alcançado nos estágios iniciais de comunhão com o Infinito, é chamada de sabikalpa samadhi.
Nos estágios mais avançados, o iogue mantém-se nesse estado de comunhão com o Universo sem necessidade de manter a imobilidade do corpo, em estados comuns de vigÃlia, mesmo em meio à realização das ações mais prosaicas.
Esse estágio final de autorealização, chamado de nirbikalpa samadhi, só é experimentado por mestres de altÃssimo adiantamento, como Yogananda. Toda ação ou obra produzida nesse estágio é chamada de “palavra de Deusâ€.
Esta foi a forma pela qual as escrituras sagradas, tal como o Evangelho de Jesus, o Gita de Krishna, os livros de Moisés e alguns outros foram elaborados. Elas não podem ser comparadas com produções meramente intelectuais, nem compreendidas integralmente por essa via.
A “palavra de Deus†foi também manifestada sem a representação dos caracteres da linguagem escrita, por intermédio do exemplo vivo dos santos e profetas de todas as religiões.
Mesmo sem alcançar o samadhi, os iniciantes em meditação experimentam lampejos da superconsciência, acessando a Inteligência Cósmica para resolver os problemas mais inextricáveis. Aplicando as respostas ouvidas nesses vislumbres na vida prática, o meditante torna-se capaz de embelezar a existência de forma incomparavel, conforme asseverou Yogananda: “Todos os que buscam o êxito – tal como os grandes homens buscaram e foram satisfeitos – devem, com frequência, retirar-se para o silêncio e exercitar a introspecção com referência a seus problemas. A pessoa pode, pelo discernimento e pela meditação, tornar a mente apta para receber a orientação intuitiva da alma e, assim, planejar a vida de acordo com essa orientação. Problemas que têm parecido insolúveis hão de deslindar seus mistérios no recesso da reflexão solitária.
Meu caro Arnóbio. Saudações !!!!
Muito interessante mesmo o teu site. Ainda não tinha visitado. Estou aprendendo muito com ele e queria te agradecer por colocar tanto conteúdo significativo à nossa disposição.
Saudades… vamos nos ver breve, se Deus quiser! Abraços na famÃlia toda do Ceará
Jai Guru
Jimmy